terça-feira, 14 de outubro de 2014

Leitura da Vez: Extraordinário (Resenha)

Autor: R. J. Palacio / Editora: Intrínseca



August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade ... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Uma das capas do livro

Por Maykon

Sabe aquele livro que te põe para refletir sobre a vida? Então, este livro é um desses. O livro conta a história de August, uma criança de dez anos de idade que possui uma deformidade na face (trecho do livro – “Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.”), ele possui uma ótima família em que todos lidam muito bem com este “problema”, se é que posso chamar de problema. A mãe e o pai são uma espécie de “Pais Super Protetores” e a irmã, uma adolescente que no primeiro momento não tive muita simpatia por ela, mas relevei, pois é uma adolescente e está naquela fase complicada da vida rs, ela também ama o August incondicionalmente e sempre o defende de todos os olhares maldosos da sociedade. August até então estudava em casa e nunca havia frequentado uma escola, entretanto seus pais decidem que já é hora dele começar a frequentar a escola. August não gosta nada da ideia, pois apesar dos seus dez anos de idade sabe muito bem como é quando ele vai a rua. Seus pais até pensam em recuar, mas ele acaba indo para escola. Os capítulos do livro narram à passagem de August na escola e eles são ótimos, pois cada um é contado pelo ponto de vista de um personagem diferente: amigos, irmã e familiares. O que deixa a história bem dinâmica e faz com que você veja o August pelos outros olhares. A história é triste, mas acaba sendo alegre, pois mostra como o August tira de letra as dificuldades encontradas. O livro expõe parte da realidade das escolas, que é a prática de bullying – bem triste, porque é o bullying praticado ligado apenas a aparência física da pessoa. Durante a leitura você vai encontrar trechos de livros, músicas e filmes que são referência da cultura pop que com certeza você conhece pelo menos um rs. Quer saber se ele termina o ano letivo ou desiste? Leia e surpreenda-se com essa linda história!


Alguns dos capítulos do livro e referências pop

A autora escreveu a história baseada em um acontecimento da própria vida, quando levou seus filhos a uma sorveteria e lá estava uma criança com uma deformidade crânio facial. Um dos seus filhos começou a gritar histericamente ao ver a criança, e ela querendo não entristecer a tal criança, se retirou levando seus filhos para longe da sorveteria – mas a cagada, já estava feita. A autora conseguiu passar a mensagem da melhor forma possível, o livro é “extraordinário”. Leia você também!

2 comentários:

  1. Oii. Tudo bem? Todo mundo fala desse livro e eu fico morrendo de vontade de ler =D , todas as críticas que vi foram muito positivas. Mas confesso que essa parte de não falar o que August tem me irrita um pouco. Parece q o autor não soube como descrever. Tipo, vai ter filme agora né? Como será o personagem? Mas tbm, o autor pode não ter dito como é por se tratar de um livro mais leve e tbm pq isso pode não ser importante para a história ;)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Gih, é verdade! Você tocou num ponto importante ... o autor de certa forma explica o que houve, porém não é nada conhecido no nosso mundo, é apenas uma "anomalia" ... Leia sim, com certeza você vai gostar! Vai ter filme mesmo, quero muito ver como o August do filme vai ficar nas telonas ... vamos aguardar! Obrigado por comentar!

      Excluir